Se por ventura você tiver algum débito com a Receita Federal principalmente sob os Ganhos de Capital, é possível parcelar alguns de seus débitos somente após ter transmitido a sua Declaração e, nos caos propriamente mencionados de Ganhos de Capital, a importação dos dados somente ocorre com o campo “Imposto Pago” em branco.

Importante!

Os contribuintes que estão em débito com a Receita Federal poderão formalizar os pedidos para o pagamento tributário à vista ou parcelamento seguindo a data estipulada pelo órgão.

Para dar entrada nos procedimentos, é necessário fazer um requerimento e em seguida protocolar nas páginas eletrônicas da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) ou da própria Receita Federal, de acordo com o caso específico.

Fizemos – vinde abaixo – um pequeno guia dos principais procedimentos de parcelamento ao site da Receita Federal.  Se caso surgir dúvidas sobre o assunto e dependendo do caso em questão, recomendamos acessar o próprio site da Receita Federal para obter maiores esclarecimentos:  http://www.receita.fazenda.gov.br/.   Lembrando que esse guia a seguir é bastante objetivo.

1-      Acesse o site da Receita Federal, seção “Cidadão – Parcelamento de débitos”.

2-      Clique em Parcelamento Simplificado.

3-      Depois em “Obter Código de Acesso Pessoa Física”.

4-      Preencha os campos com os dados solicitados e não se esqueça de anotar o código.

5-      Clique em Retornar.

6-      “Negociação, Acompanhamento, Emissão de Documentos, Alteração de Dados Bancários para Débito em Conta e Extrato do Parcelamento”.

7-      Caso seja Pessoa Física, clicar em CPF. Em Pessoa Jurídica em CNPJ.

8-      Preencha os campos com os dados solicitados.

9-      Continuar.

10-   “Negociação do Parcelamento”.

11-   Leia se possível os seguintes termos e se concordar clique em “Sim”.

12-   Analise os débitos relacionados ao seu CPF e marque os quadradinhos referente aos  que quer parcelar e informe novamente seus dados solicitados.

13-   Emita o DARF, providencie o pagamento e aguarde o processamento.

Importante!!

A condição para a aprovação do parcelamento acontece somente com o pagamento da primeira parcela dentro do prazo.