Isenção de IR para idosos com mais de 65 anos

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda (IR) os valores recebidos mensalmente por idosos com mais de 65 anos de idade. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), limita a isenção até o valor máximo dos benefícios pagos no Regime Geral de Previdência Social.

A legislação atual já prevê a isenção de imposto de renda para aposentados e pensionistas com mais de 65 anos, até o teto da Previdência Social, seja a aposentadoria ou pensão paga pela União, estados, municípios ou por entidade de previdência privada. Com o projeto de lei do Senado, Paim quer estender a isenção a todos os brasileiros que completarem 65 anos, sejam eles aposentados ou não. Para o autor, a lei deve ser modificada para fazer justiça àqueles que fizeram poupança individual como uma forma de previdência.

“Na verdade, é até uma contradição lógica dar o benefício fiscal a quem já recebe do Estado um benefício previdenciário e não dar esse benefício a quem, por outros meios, amealhou ao longo da vida os recursos necessários para se manter na velhice e não depender da Previdência ou da Assistência Social” argumentou Paim, ao justificar a proposta.

Em seu parecer, Lindbergh Farias (PT-RJ) concordou com a visão do autor da proposição. O relator, no entanto, modificou o projeto para deixar claro que o benefício proposto não é cumulativo. Assim, se o contribuinte já conta com isenção prevista na tabela do Imposto de Renda (sobre indenização por acidente de trabalho, por exemplo), a nova isenção, caso o projeto se torne lei, incidirá apenas sobre a diferença entre a parcela já isenta e o teto de benefício do Regime Geral de Previdência.

- Vou me reservar para discutir na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) , mas acho, inclusive, que no debate econômico vamos ter que ressaltar outra discussão: esse é um projeto que pode ter um impacto, não só social, mas do ponto de vista econômico, em relação a políticas anticíclicas, ponto importante no debate da crise econômica internacional – observou Lindbergh Farias.

A proposta segue agora para a CAE, onde será analisada de forma terminativa, ou seja, sem a necessidade de votação no plenário da Casa.

Postagens Relacionadas

Bookmark and Promote!

One Response to "Isenção de IR para idosos com mais de 65 anos"

  1. Pedro de Brio disse:

    Eu não entendi até hoje, porque aposentado tem que pagar imposto de renda se não tem renda algum,so recebe do INSS, que cada dia que passa vai descaindo mas o seu salario até chegar ao minimo,na hora que mas precisa do dinheiro para inpor em sua saude que já esta defrasado de tanto trabalhar;enfrentando frio,ordem de encarregadose e chuvas quem trabalha em e aberto no campos. ainda tem esse imposto a pagar se ganha um pouco a mas do miseravél salario minimo.

Deixe Um Comentário

Enviar