O contribuinte que entregar a sua declaração anual poderá verificar que o mesmo se encontra com alguma pendência. A Receita disponibiliza o serviço em seu site na internet.

Entre as principais vantagens do serviço, é permitir ao contribuinte retificar a declaração antes mesmo do fim do prazo de entrega para que o mesmo não tenha nenhuma surpresa muito menos se ver na malha fina. Para ter o acesso aos respectivos dados, o contribuinte deve entrar no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita.

O extrato estará disponível no máximo três dias depois da entrega da declaração.

Assim, a autorregulaziação antes do fim do prazo estipulado acelera o recebimento das respectivas restituições e permite ao contribuinte fugir da multa e dos juros.

Para entrar no e-CAC, o contribuinte deve ter um código digital fornecido pela própria Receita. O mesmo tem validade de dois anos, é fornecido somente pela internet e exige que o contribuinte forneça o número do recibo da declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos.

Caso haja alguma pendência, o sistema do e-CAC aponta automaticamente a correção que deve ser feita. A pessoa física então deve preencher uma declaração retificadora e acertar as contas com o Fisco.

O serviço de autorregularização das declarações do Imposto de Renda pela internet está disponível desde 2009. No ano passado, por exemplo, o contribuinte pôde acessar o extrato antes do fim do prazo de entrega. O que por uma positiva razão ajuda a reduzir o volume de contribuintes na malha fina.